Projeto Águas

  O Projeto Águas busca estabelecer parcerias com os diversos agentes sociais,
representantes dos setores público, privado e organizações da sociedade civil, entre os quais as escolas da região.
  O intuito é fortalecer a cidadania da comunidade escolar, instrumentalizando os alunos para atuarem como portadores de um futuro sustentável, a medida que envolvam os pais e a comunidade. Segundo os mesmos conceitos e intenções pactuados, o curso contribuirá para a formação de uma rede de pessoas de boa vontade desta comunidade, para que possam atuar como multiplicadores na defesa da qualidade de vida, e do cuidado com os córregos e nascentes.
  O projeto visa contribuir para a formação do cidadão e de uma rede de sustentabilidade comunitária que apreenda a defender as microbacias hidrográficas do Paranoá Norte, pois delas dependem a sua qualidade vida.
A formação teórico-vivencial possibilitará, de modo participativo, a identificação de ações coletivas simples, que possibilitem a melhoria da qualidade de vida nesta região com baixa densidade populacional e alto grau de sensibilidade ambiental. Muitos não valorizam essa localidade que integra o patrimônio cultural e paisagístico. Devido às suas características topográficas acidentadas e à presença de mananciais e corredores ecológicos para a fauna e flora nativas, tem como vocação principal a preservação ambiental, atividades de lazer, cultura e ecoturismo. A principal estratégia do projeto Águas é o estabelecimento de conexões entre indivíduos e a coletividade, identificando e valorizando pessoas e projetos de "boa vontade".  
 As escolas da região são a conexão entre o presente e o futuro. Daí é fundamental a participação das escolas na formação de uma rede de sustentabilidade para atuar na defesa da região, não só pelo processo inovador de ensino-aprendizagem, bem como no fortalecimento da cidadania e pela oportunidade de pais e alunos vivenciarem a realização de sonhos ao se perceberem capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida local, com ações simples.
 O Curso de Educadores Ambientais na Escola visa instrumentalizar os professores a desenvolver práticas de ensino aprendizagem de fortalecimento da cidadania de seus alunos e familiares de forma simples e prática, sem sair de suas salas de aula, nem de sua programação escolar, mas capazes de atuarem na defesa de sua qualidade de vida, pela defesa dos córregos e nascentes. Alguns temas geradores serão abordados, tais como: qualidade de vida, coleta seletiva, proteção das águas, e identidade cultural e esportiva.
  A metodologia integra saberes num processo construtivista, de modo a aprender pelo diálogo a defender o meio ambiente, e consequentemente seu futuro, sua qualidade de vida.   

               




  • CRONOGRAMA

Ação
Data
Descrição
1ª Reunião

conforme cronogramas
Abertura e lançamento Apresentar proposta e pactuar um cronograma.
1ºCurso

30 e 31 Maio das 8 às 17h
Formação de multiplicadores e lideranças
1ºCurso
30 e 31 Maio das 8 às 17h
Formação de coordenadores pedagógicos da rede de ensino local
DRP
...
Em Andamento
Junho
Levantamento – foto/tabela/desenhos das áreas de atuação
2ª Reunião
!
Evento Próximo
27 de Junho
Apresentar os DRPs individuais e pactuar as ações individuais e coletivas.
Plano de ação
Junho à Novembro
Implementação pelos multiplicadores e acompanhamento/ apoio pelo grupo gestor
Oficina
Novembro
Avaliação coletiva e definição das estratégias de continuidade.