O Brasil possui uma forte rede nacional de pessoas que lutam pela Humanização do Parto e Nascimento. Temos uma realidade inaceitável das mais altas taxas de parto cesareana do mundo com graves consequencias para a saude pública e que influenciam negativamente as taxas de mortalidade materna e neo-natal. O Parto Humanizado possibilita atenção e respeito às necessidades da mulher e do bebê neste momento especial; é fundamental que a gestante acredite na sua capacidade de conduzir o processo do nascimento de forma natural e que ela receba orientação profissional adequada bem como o apoio por parte de seus familiares.
Este movimento busca ainda a integração das parteiras Diplomadas ( obstetrizes ) e das Parteiras Tradicionais no Sistema Único de Saúde. Vale salientar que o valioso trabalho das parteiras contribui sobremaneira para minimizar as intervenções e traumas desnecessários durante o parto.
Precisamos sensibilizar e chamar a atenção das autoridades públicas e da sociedade para a importancia da integração efetiva na equipe obstétrica das Parteiras Diplomadas e Tradicionais na assistencia básica obstétrica à saúde amterno infantil contribuindo assim para uma efetiva redução da mortalidade materna e neo-natal, da violência obstétrica e das vergonhaosas taxas de cesareanas brasileiras.
Em sintonia com um movimento internacional que organizará manifestações simultaneamente em vários países do mundo, em Brasilia, com patrocíonio e apoios importantes, está prevista uma caminhada na Esplanada dos Ministérios no dia 5 de maio de 2011 com saída as 10 hs em frente ao Ministério da Saúde. Vamos participar e prestar nesta oportunidade uma linda homenagem as nossas Mães da Pátria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário